top of page

Música

Discos Solo e com o Trio Madeira Brasil

Semente Choro Jazz

zpb semente choro jazz.jpg
CD

Violão, Amigos e Canções

CD e DVD
Depois de quase duas décadas liderando as rodas de instrumentistas e compositores no antológico Bar Semente, no Rio, Zé Paulo Becker reuniu os amigos no Teatro Sérgio Porto para um show totalmente autoral em um passeio pela sua carreira.

Ao Vivo em Copacabana - Trio Madeira Brasil

CD e DVD
Registro do show em comemoração aos 15 anos de lançamento do primeiro CD do grupo.
Participação especial de Yamandu Costa.

Parceria - com Cainã Cavalcante

 O disco apresenta um repertório de música popular de linguagem sofisticada, com arranjos e harmonias extremamente cuidadosos e baseados numa maneira bem brasileira de se tocar violão. O CD é composto por 10 faixas autorais gravadas pelo duo, sendo 8 de autoria de Zé Paulo e 2 de Cainã

Todo Mundo Quer Amar com Marcos Sacramento

Esse disco é de 2012 e saiu pela gravadora Borandá. É composto de 14 canções inéditas, parcerias minhas com Paulo César Pinheiro.

 

Participaram do cd grandes músicos e amigos, como Humberto Araújo, Bebê Kramer, Silvério Pontes, Rogério Caetano, Bernardo Aguiar, Rui Alvim, Márcio Hulk, Marcelinho Moreira, Flavinho Miúdo, Leandro Braga, Paulino Dias entre outros. Gravado no Estúdio Tenda da Raposa. 

As 4 Estacoes Cariocas Com Quarteto Radames Gnattali

Projeto patrocinado pela Petrobrás no ano de 2011. Uma obra escrita por quatro compositores para violão e quarteto de cordas. Participei como intérprete junto com o Quarteto Radamés Gnatali.

 

Os compositores: Sérgio Assad, Jayme Vignoli, Paulo Aragão e Maurício Carrilho. Numa alusão às Quatro Estações de Vivaldi essa obra se refere à estações de trem do Rio de Janeiro: Mangueira, Central do Brasil, Madureira e Leopoldina. Gravado no Estúdio Drum.

Quando o Canto é Reza com Trio Madeira Brasil e Roberta Sá

Gravado sobre composiçōes do bahiano de Santo Amaro, Roque Ferreira. O Trio faz uma leitura próprio das chulas e dos sambas de roda, a partir de um trabalho de pesquisa de levadas, dando sempre uma visão própria com arranjos ousados. A cantora Roberta Sá se firma como um dos grandes nomes de nossa MPB, mostrando  que não tem medi de arriscar ao gravar um disco inteiro de inéditas.

 

O disco ganhou o Prêmio da Música de 2011 como melhor álbum de MPB e Roberta foi eleita a melhor cantora. Vendeu mais de trinta mil cópias.

Pra Tudo Ficar Bem

Esse disco todo autoral é composto principalmente de temas instrumentais mas tem 4 músicas com letra.

 

Os parceiros são Mauro Aguiar (2), Tiago Torres da Silva e Paulo César Pinheiro. Presentes no disco grandes músicos como Humberto Araújo(que é autor também dos belíssimos arranjos de sopros em Incinero e A Visita Oficial do Samba), Guto Wirtti, Cassius Theperson, Caio Márcio, Leandro Braga, Beto Cazes, Zero, Rômulo Duarte entre outros. Entre os cantores que fazem participação especial estão Zé Renato, Moyseis Marques e Ney Matogrosso.

 

A última canção foi cantada por mim mesmo, como “cantautor”. É um disco que a base é violão, baixo e bateria, com um colorido mais jazzístico, dando espaço para improvisos melódicos virtuosísticos.

Gravado no Estúdio Tenda da Raposa.

Um Violão na Roda de Choro

Esse disco todo autoral trás 14 temas instrumentais onde o violão é o solista sendo acompanhado hora por um sete cordas hora por regional (sete cordas, pandeiro e cavaquinho).

 

As composições transitam principalmente pelo universo do Choro. Participaram desse disco grandes nomes como Maurício Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Celsinho Silva, Luciana Rabello, Rui Alvim, Silvério Pontes, Ronaldo do Bandolim, Marcello Gonçalves, Rogério Caetano, Humberto Araújo, Jorge Helder, Márcio Hulk, Beto Cazes entre outros.  Todas as músicas desse disco mais 3 do álbum anterior foram lançadas num álbum de partituras chamado “Pra Tocar na Roda”. Gravado no Estúdio Tenda da Raposa.

Brasileirinho Trilha Sonora

Trilha sonora do filme dirigido por Mika Kaurismaki, que mostra a alma e a vitalidade do choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, e seu papel no cotidiano social do Rio de Janeiro.

 

O filme gira em torno do grupo Trio Madeira Brasil e uma série de convidados especiais que representam a velha e a nova escola do choro. O cd mostra alguns desses encontros, onde tocam juntos artistas como Yamandú Costa, Zé da Velha e Silvério Pontes, Paulo Moura, Teresa Cristina, Zezé Gonzaga, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Carlinhos Leite, tantos outros.

Sob o Redentor

Meu primeiro disco autoral, foi produzido por Jayme Vignoli.

 

O repertório é formado de sambas, choros, baiões e algumas canções. Destaque para as participações de Elza Soares, Leila Pinheiro, Zé Renato, Dominguinhos, Yamandu Costa, Marcos Suzano, Arismar do Espírito Santo, Edu Neves, Trio Madeira Brasil e Chiquinho Chagas.

 

Minha estréia com música com letra com duas parcerias com Aldir Blanc. Gravado no Estúdio Haras(antiga Musidisc).

A Flor e o Espinho com Guilherme de Brito e Trio Madeira Brasil

Disco gravado em 2004 sobre a obra de Guilherme de Brito em sua maioria em parceria com Nelson Cavaquinho. Foi o último disco do co-autor de Folhas Secas, Quando eu Me Chamar Saudade, A Flor e o Espinho entre outros clássicos.

 

Produzido por Moacyr Luz, teve participação especial de Beth Carvalho e do próprio Moacyr. Da minha parte digo que foi muito emocionante tocar e gravar com esse grande nome de nossa música. Obrigado "Seu Guilherme".

Trio Madeira Brasil e Convidados Ao Vivo

Gravado ao vivo em São Vicente-SP,  esse foi o segundo disco do TMB. Traz a participação especial de Toninho Ferraguti- acordeon, Naylor Proveta- clarinets e Laércio de Freitas-piano. No repertório as novidades do Trio são Pateck Cebola e Assanhado de Jacob do Bandolim. Com os convidados destaque para o Choro Chapéu Palheta de Ferraguti e para as obras de Laércio de Freitas.

Lendas Brasileiras

Lançado em 2001 foi relançado pela Biscoito Fino em 2011. Meu primeiro cd solo.

 

Com 12 arranjos para violão solo de temas de compositores clássicos da música popular brasileira: Cartola, Tom Jobim, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho, Guinga, Aldir Blanc, Edu Lobo, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Djavan

Cristóvão Bastos, Noel Rosa, Ernesto Nazareth.

 

Gravado no estúdio Acari com direção musical de Maurício Carrilho. Participação do percussionista Beto Cazes em oito faixas.

Trio Madeira Brasil

O primeiro disco do Trio que é formado por Marcello Gonçalves no 7 cordas e Ronaldo Souza Silva no bandolim, além de mim no violão e viola, é de 1998. Repertório variado com músicas dos três maiores compositores de choro da história: Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Ernesto Nazareth. Arranjos para os estrangeiros: Antônio Lauro (Venezuela), Manuel de Falla (Espanha) e Scott Joplin (EUA). Completam o álbum os contemporâneos Egberto Gismonti e Chico Buarque.

 

O disco teve participação especial de Zé Renato e do percussionista Zero. O disco foi indicado para o Prêmio Sharp e foi relançado recentemente pela gravadora MPB.

bottom of page